Font Size
   

In.Situ.Ações

De 30 de Novembro a 20 de Janeiro de 2012

In-Situ-Ações
Bitu Cassundé
Curadoria

Segundo Nicolas Bourriaud a arte in situ  é uma forma de intervenção artística que leva em conta o espaço em que se apresenta. Essa incumbência ao artista do local de exposição antes consistia em explorar sua configuração espacial e arquitetônica. Uma outra possibilidade, que domina a arte a partir dos anos de 1990, consiste  numa pesquisa sobre o contexto geral da exposição: sua estrutura institucional, as características socioeconômicas em que ela se inscreve, seus atores1.

Fruto de uma breve residência artística proposta pelo MAMAM e MAMAM no PÁTIO, o projeto In-Situ-Ações conecta através de uma simultaneidade espacial dois polos que se ativam através da poética dos artistas que participam do projeto. Os trabalhos apresentados apontam questões de vital interesse para a arte contemporânea e discutem inserções no campo da paisagem, memória, lugar, tempo e da instância relacional que rege o espectador como um agente participador no processo de ativação da obra.

As ações geradas pelo projeto In-Situ-Ações conectam uma geografia, seja ela através de dispositivos tecnológicos ou pela poética dos artistas, espaços como MAMAM e MAMAM no PÁTIO confluem numa mesma ambiência e instauram um território de interseção, regidos pelos trabalhos desenvolvidos por Bruno Faria (PE), Gisela Motta e Leandro Lima (SP).

Dentro desse território, Gisela Motta e Leandro Lima se inserem na paisagem local através de um vídeo que sugere o percurso do tempo através da ação regida pelos ponteiros de um relógio, ativados pela movimentação do corpo numa ambiência em que, o orgânico conduz a ação. Já Bruno Faria se apropria de 11 contos de Gilberto Freyre (Assombrações do Recife Velho), para ativar através de um audio guide narrativas e lendas sobre o Recife, presentes na literatura de Freyre, noutra ação processual que será apresentada no Aquário Oiticica (MAMAM), Bruno convoca novamente o espectador a colaborar na criação de um conto fictício sobre a simbologia da cidade e suas narrativas contemporâneas.

 

 

1 BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009, p. 148.

 

Crédito das fotos: Leo Antunes

 

INSITUACOES-marcas

Assinar Newsletter

Nome
E-mail*

Redes Sociais

facebook_icon   wordpress_logo   twitter_icon   youtube_icon  Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhaes

404 - Fehler: 404
404 - Kategorie nicht gefunden

Die Seite kann nicht angezeigt werden, weil:

  1. Ein veraltetes Lesezeichen
  2. Eine Suchmaschine hat einen veralteten Index der Website
  3. Eine falsche Adresse
  4. Kein Zugriff auf diese Seite!
  5. Die angefragte Quelle wurde nicht gefunden!
  6. Während der Anfrage ist ein Fehler aufgetreten!

Bitte eine der folgenden Seiten ausprobieren:

Bei Problemen ist der Administrator dieser Website zuständig..

Kategorie nicht gefunden